Atividade Formativa e Cultural
13/05/2024
Encontro - Abordagem Paliativa em Diferentes Contextos - ESGOTADO

Encontro - Abordagem paliativa em diferentes contextos

A Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros (SRSul-OE) está a organizar um Encontro subordinado ao tema “Abordagem paliativa em diferentes contextos”, que decorrerá no dia 13 de maio de 2024, pelas 18h na Clínica de São Cristóvão, em Lisboa.

Os Cuidados Paliativos são um direito humano, reconhecido às pessoas (adultas/crianças) e suas famílias, quando enfrentam uma doença avançada, progressiva e incurável que limita a sua esperança de vida.

A intervenção do enfermeiro através dos cuidados paliativos, está integrada numa equipa interdisciplinar, desenvolvendo uma abordagem que se foca em melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças graves, crónicas ou terminais, assim como de suas famílias, garantindo que as necessidades tenham a melhor resposta possível.

A prestação de cuidados paliativos aborda a pessoa através de um paradigma diferente, porque a equipa, através de um trabalho conjunto que não se direciona para a cura da doença, mas sim para proporcionar respostas também para as necessidades emocionais, sociais e espirituais da pessoa doente e suas famílias. Procura-se o alívio dos sintomas, controlo da dor, fornecer suporte emocional e espiritual e melhorar o bem-estar geral da pessoa doente.

Cada vez mais, a prestação de cuidados paliativos se alarga a vários contextos/ambientes, para além do hospitalar, como nas ERPIS, nos cuidados domiciliários.

A formação/educação e treino em cuidados paliativos são essenciais para que todos os enfermeiros envolvidos possam oferecer um elevado padrão de qualidade referentes aos cuidados de enfermagem

Com este encontro pretende-se promover o desenvolvimento técnico-científico e profissional dos enfermeiros na área dos cuidados paliativos.

Boas Vindas

18:00

Dra. Maria Isabel Carvalho | Presidente do Conselho de Administração da Clínica de São Cristóvão

Ana Fonseca | Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros | Em representação do Sr. Bastonário (a confirmar)

Dora Franco | Presidente do Conselho Diretivo Regional do Sul

Tânia Soares | Presidente do Conselho de Enfermagem Regional do Sul

18:10

Gonçalo Vital |Enfermeiro em funções de Gestão na Clínica São Cristóvão

Preletores

18h20 | Intervenções de Enfermagem na área dos paliativos em contexto de ERPIS

Lucinda Marques | Professora Convidada na ESE São João de Deus - Universidade de Évora

18h40 | Uma experiência no "Hospital de Dia de Cuidados Paliativos"

Sara Correia | Enfermeira Gestora na ULS Santa Maria - Unidade Hospitalar Pulido Valente

19h10 | Especificidades dos Cuidados Paliativos Pediátricos

Emília Fradique | Enfermeira Gestora na ULS Santa Maria – Unidade Hospitalar Santa Maria

19h30 | Discussão

Dora Franco | Presidente do Conselho Diretivo Regional do Sul

A inscrição é gratuita, mas obrigatória através do Balcão Único.

Para qualquer questão relacionada com o Encontro - “Abordagem paliativa em diferentes contextos”, por favor contacte-nos através do endereço de correio eletrónico eventos.srsul@ordemenfermeiros.pt.

Nota: Informamos que, de acordo com o Regulamento de Formação Profissional da Ordem dos Enfermeiros, o certificado de presença no Encontro só será emitido, caso o/a participante permaneça, por um período igual ou superior a 50 % da carga horária total da atividade.

Duração: 2h (0,35 CDP`s)

Data Limite de inscrição: 13 de maio

Enfermeiros
Secção Regional