Estabelecer limites é fundamental no desenvolvimento infantil, pois contribui para a formação de crianças mais seguras, responsáveis e capazes de conviver em sociedade. Limites ajudam as crianças a entenderem expectativas e regras, proporcionando uma estrutura necessária que vai orientar o seu comportamento e a tomada de decisão.
Limites claros e consistentes auxiliam na construção de um senso de previsibilidade e segurança. Crianças que compreendem o que é esperado delas tendem a sentir-se mais seguras e menos ansiosas, uma vez que sabem quais comportamentos são aceitáveis e quais as consequências das suas ações.
A imposição de limites ajuda no desenvolvimento da auto-disciplina e no controlo de impulsos. A capacidade de adiar a gratificação e controlar impulsos está diretamente relacionada com o sucesso académico, relações interpessoais saudáveis e bem-estar geral no futuro.
Ao aprenderem a operar dentro de limites as crianças desenvolvem resiliência e a habilidade de enfrentar desafios e frustrações de forma adaptativa.
Por outro lado, limites também promovem habilidades sociais, como a empatia e o respeito. Crianças que são ensinadas sobre limites têm mais facilidade para compreender e respeitar os limites dos outros, uma habilidade essencial para a convivência harmoniosa e cooperação com os outros.
No entanto, é importante que os limites sejam estabelecidos de forma compreensiva e de forma autoritária. O objetivo é guiar a criança para que ela mesma possa fazer escolhas apropriadas, e não simplesmente obedecer a regras de forma passiva. Portanto, os limites devem ser acompanhados de explicações claras sobre o porquê de cada regra, adaptando as explicações ao nível de entendimento da criança.
Por fim, um equilíbrio adequado entre liberdade e restrição é essencial. Limites demasiadamente rígidos podem reprimir a criatividade e a independência da criança, enquanto a falta de limites pode deixá-la desorientada e insegura. Encontrar esse equilíbrio é um dos grandes desafios da parentalidade e educação, mas é crucial para o desenvolvimento saudável da criança.
Programa:
- Desenvolvimento infantil enquanto processo fisiológico
- O equilíbrio das emoções à medida que crescemos
- Estratégias de conciliação das emoções e processos fisiológicos
Local: Webex
Início: Dia 9 de Maio, às 21h30
Limite de inscrição: Dia 9 de Maio, às 12h00
Preço: Gratuito
Notas:
- Receberá o link para aceder ao evento no email que consta no Balcão Único na sua área pessoal até 1h antes do início do webinar;
- Necessita assistir, no mínimo, a 50% do total de horas do webinar para obtenção do Certificado de Presença e atribuição dos respetivos CDP’s;