A realização de um webinar sobre Vacinação, com a participação da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), é de vital importância, extremamente oportuna e demonstra o compromisso da Ordem dos Enfermeiros (OE) em capacitar os seus profissionais, reconhecendo o papel central dos enfermeiros em todas as fases do processo de imunização em Portugal.
1. Relevância para a Prática Segura (O Papel do Enfermeiro)
O título "Vacinação: Governação e Prática na Atualidade" sublinha a necessidade de o enfermeiro conhecer todo o ciclo da vacinação, as diferentes fases de planeamento, da sua génese até ao ato final da administração de cada vacina.
- A Equipa Local de Vacinação de cada Unidade Local de Saúde, assume a responsabilidade da Governação do Programa Nacional de Vacinação e das Campanhas Vacinais, ao nível local.
- Vacinação Segura: Este é o foco principal. Envolve o cumprimento rigoroso de todas as etapas críticas que garantem a segurança do utente e a segurança do enfermeiro, conforme previsto nas Normas e Orientações da DGS em vigor.
- Impacto no Programa Nacional de Vacinação (PNV): O enfermeiro é a peça-chave na execução do PNV, assumindo um papel indispensável na vacinação, sendo uma das suas áreas prioritárias de intervenção. O PNV com destacado custo-efetividade é um dos maiores sucessos de Saúde Pública em Portugal.
2. Alinhamento com as Normas Nacionais e Internacionais
O evento enriquece-se com a representatividade de entidades de nível central da Saúde e ao considerar as diretrizes internacionais, garantia de que a prática nacional está alinhada com o melhor conhecimento global.
DGS: O papel normativo e técnico - A DGS emite continuamente Normas e Orientações (ex.: Normas para Campanhas Sazonais Gripe/COVID-19) que detalham critérios de elegibilidade, procedimentos técnicos e logística. A compreensão correta destas normas é a base da segurança.
DE-SNS: O papel executivo e de coordenação dos serviços de saúde de níveis local, regional e central, de forma a assegurar um funcionamento em rede, a uniformidade e a coerência dos processos, em colaboração com todas as entidades envolvidas.
Este webinar apresenta-se como um importante instrumento de formação contínua cuja finalidade é garantir o elevado nível de qualidade da atuação dos enfermeiros na área da vacinação, com segurança em todas as fases do processo. Ao integrar a visão da DGS e da DE-SNS com as melhores práticas internacionais, solidifica a vacinação como um ato de cidadania e de saúde pública de primeira linha.
Desta forma, foram traçados os seguintes objetivos:
Objetivo geral:
- Compreender o ecossistema da vacinação em Portugal
Objetivos específicos:
- Compreender a relevância da articulação estratégica entre algumas entidades centrais do sistema de saúde (DGS e DE-SNS) na implementação do PNV e Campanhas de Vacinação.
- Distinguir e compreender os papeis estratégicos e complementares de algumas entidades, nos níveis central e local, no contexto da vacinação em Portugal, e o impacto direto destas estruturas na prática clínica do enfermeiro.
Programa:
1. Equipa Local de Vacinação e Vacinação Segura
2. Papel da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde
3. Papel da Direção-Geral da Saúde
Local: Webex
Início: Dia 13 de Novembro, às 21h30
Limite de inscrição: Dia 13 de Novembro, às 12h00
Preço: Gratuito
Notas:
- Receberá o link para aceder ao evento no email que consta no Balcão Único na sua área pessoal até 1h antes do início do webinar;
- Necessita assistir, no mínimo, a 50% do total de horas do webinar para obtenção do Certificado de Presença e atribuição dos respetivos CDP’s;