As Unidades Locais de Saúde (ULS) são entidades públicas de natureza empresarial que integram hospitais e centros de saúde numa mesma organização, visando a integração e a proximidade dos cuidados de saúde. Segundo o Portal SNS, até ao final de 2023, o SNS passará a ter 33 ULS que assegurarão respostas em saúde a mais de 80 % da população portuguesa. As novas ULS são vistas como uma oportunidade para reforçar o desempenho do SNS, aprofundando o modelo de integração de cuidados e o papel dos cuidados de saúde primários (CSP).
A saúde mental (SM) é um direito humano imprescindível na governação da saúde e como tal deve ser vista nas ULS como uma área com medidas mais efetivas e equitativas em todo o ciclo vital e com ganhos evidentes de qualidade e de resultados na prestação de cuidados de saúde na população em geral.
Algumas dessas medidas de SM nas ULS já estão a ser implementadas e incluem a integração dos serviços de SM nos cuidados primários (CP), a criação de equipes multiprofissionais para a prestação de cuidados de SM na comunidade; a formação dos profissionais de CSP em saúde mental para uma triagem mais eficaz de problemas de SM em pessoas doentes que procuram os CP; a promoção e prevenção de potenciais riscos em SM e o tratamento de problemas de SM com intervenções terapêuticas e educacionais em pessoas doentes.
Na organização dos serviços de SM nas ULS, os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP) têm um papel importante com contributos para a máxima eficácia na prestação de cuidados de enfermagem especializados e compreendem os processos de sofrimento, alteração e perturbação mental da pessoa assim como as implicações para o seu projeto de vida, o potencial de recuperação e a forma como a saúde mental é afetada pelos fatores endógenos e exógenos da pessoa em determinados contextos. Os EESMP podem ser o “pilar” da SM das pessoas, em virtude da sua preparação técnica e científica, em articulação com todos os outros profissionais da saúde e podem fazer a diferença de diferentes formas: capacitação das pessoas fornecendo-lhes informação e estratégias sobre como melhorar a SM (promoção); identificação precoce dos utentes com problemas de SM (prevenção da doença) com a implementação de estratégias que visam minimizar o impacto da doença na vida das pessoas; intervenção precoce nos primeiros sinais e sintomas da doença (tratamento) e acompanhamento das pessoas com doença mental ao longo do seu percurso terapêutico.
Programa:
- Serviços de Saúde Mental nas ULS
- Organização dos cuidados de Saúde Mental nas ULS
- Integração dos cuidados de SM nos cuidados de saúde primários
Local: Webex
Início: Dia 21 de Setembro, às 21h30
Limite de inscrição: Dia 21 de Setembro, às 15h00
Preço: Gratuito
Duração: 2h
Notas:
- Receberá o link para aceder ao evento no email que consta no Balcão Único na sua área pessoal até 1h antes do início do webinar;
- Necessita assistir, no mínimo, a 50% do total de horas do webinar para obtenção do Certificado de Presença e atribuição dos respetivos CDP’s;