12/09/2019
Gestão do Regime Terapêutico e Comunicação Clínica

O Conselho Diretivo da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, reforça a importância da formação técnico-científica com atribuição de CDP.

Neste seguimento, no dia 12 de setembro, na Escola Superior de Saúde de Santa Maria da Ordem dos Enfermeiros, no Porto, entre as 9h00 e as 17h30, irá decorrer a Formação Subordinada a Temática: Gestão do Regime terapêutico e Comunicação clínica.

A gestão do regime terapêutico (GRT) – atividade executada pelo próprio e em seu próprio benefício, para manter a sua saúde e o seu bem-estar - representa um domínio de elevado interesse para os enfermeiros que interagem com os doentes crónicos.  autocuidado pode ser concebido como as atividades autoiniciadas pela pessoa, que visam a manutenção da vida, da saúde e do bem-estar contínuo. O Enfermeiro assume desta forma um papel de relação de proximidade onde a relação e Comunicação Clínica são fundamentais para otimizar o AutoCuidado- GRT. A relação do profissional de saúde com o doente que pretende ajudar e a comunicação, assumem um papel fundamental na abordagem terapêutica.

O autocuidado pode ser concebido como as atividades autoiniciadas pela pessoa, que visam a manutenção da vida, da saúde e do bem-estar contínuo. (Orem, 1983) A pessoa deveria ter a responsabilidade de cuidar de si no entanto perante um problema de saúde, é possível que não lide adequadmente com a situação, o que gera um défice de autocuidado. A gestão do regime terapêutico (GRT) – atividade executada pelo próprio e em seu próprio benefício, para manter a sua saúde e o seu bem-estar - representa um domínio de elevado interesse para os enfermeiros que interagem com os doentes crónicos. A doença crónica tem um forte impacto na capacidade do indivíduo de satisfazer as suas necessidades de cuidado, por isso, tende a desenvolver estratégias que permitam gerir e viver melhor com a doença.

O Enfermeiro assume desta forma um papel de relação de proximidade onde a relação e  Comunicação Clinica são fundamentais para otimizar o AutoCuidado- GRT. A relação do profissional de saúde com o doente que pretende ajudar, não podendo assumir um papel secundário na abordagem terapêutica. A entrevista motivacional é um estilo de conversação colaborativa para aumentar a motivação intrínseca de uma pessoa e seu compromisso com a mudança. Este estilo de intervenção é particularmente adequado em situações em que uma pessoa é ambivalente para mudar ou adaptar-se adequadamente com certos comportamentos.

Lembra-se que a participação no evento é gratuita, mas limitada ao número de lugares disponíveis, porém, carece de inscrição

Solicitamos a colaboração de todos na divulgação desta iniciativa, a decorrer no dia 12 de setembro, na Escola Superior de Saúde de Santa Maria

DataInícioFimProgramaInfraestrutura
12/09/201909:0017:30No dia 12 de setembro, na ESS de Santa Maria, no Porto, entre as 9h00 e as 17h30, irá decorrer a Formação Subordinada a Temática: Gestão do Regime ter (...)Consultar