Atividade Formativa e Cultural
vazio
06/10/2022
vazio
WEBINAR - Analgésicos locais VS Choque anafilático
vazio

Os anestésicos locais (AL) são usados na atividade clínica desde há 138 anos, altura em que foram feitas as primeiras descrições dos efeitos da cocaína em procedimentos cirúrgicos.

Os AL induzem anestesia por inibição da excitação das terminações nervosas ou por bloqueio da condução dos nervos periféricos, ligando-se de forma reversível aos canais de sódio da membrana inativando-os e impedindo a entrada de sódio, necessária à despolarização das células nervosas e, consequentemente, à propagação do impulso nervoso. O início, a potência e a duração da ação do AL são variáveis e dependem das propriedades de cada fármaco.

 A anafilaxia é uma manifestação rara que pode ocorrer no peri operatório cirúrgico ou durante outros procedimentos que exigem a administração de agentes anestésicos ou de outras substâncias administradas no bloco operatório ou no recobro. Pela possibilidade de comprometer o equilíbrio hemodinâmico e cardiovascular, pode complicar ou mesmo interditar a intervenção anestésica e/ou cirúrgica.

Considera-se reação anafilática quando existe uma reação de hipersensibilidade sistémica aguda grave com envolvimento simultâneo de dois ou mais sistemas ou órgãos, afetando particularmente a pele, as vias respiratórias, o aparelho gastrointestinal e/ou o sistema cardiovascular (Simons FE, Ebisawa M, Sanchez-Borges M, et al. World Allergy Organ J 2015).

O choque anafilático corresponde à manifestação mais grave da anafilaxia, caracterizado por colapso cardiovascular e insuficiência respiratória.

Os benefícios dos AL para o doente são irrefutáveis. As reações alérgicas aos AL são muito raras (sobretudo anafilaxia), mas dado o risco de vida inerente, todos os profissionais de saúde devem estar aptos a identificá-las e instituir o tratamento adequado.

Quais os AL mais utilizados no bloco operatório? Qual a taxa de incidência da anafilaxia no peri operatório? Quais os sinais e sintomas da anafilaxia? Quais os protocolos de atuação? Serão estas as principais questões abordadas, numa perspetiva de partilha de conhecimentos que proporcionem um enriquecimento profissional ao enfermeiro.

Local: Webex

Início: Dia 6 de Outubro, às 21h30

Limite de inscrição: Dia 6 de Outubro, às 16h00

Preço: Gratuito

Duração: 2h

Notas: 

- Receberá o link para aceder ao evento no email que consta no Balcão Único na sua área pessoal até 1h antes do início do webinar;

- Necessita assistir, no mínimo, a 50% do total de horas do webinar para obtenção do Certificado de Presença e atribuição dos respetivos CDP’s;

Público Alvo
<vazio>
vazio
Esta lista está vazia
vazio
Esta lista está vazia
Secção Regional
Secção Regional do Norte
Morada
Webinar através da Webex
Local
<vazio>
Informações
<vazio>
vazio
Organizador
Conselho Directivo da Secção Regional do Norte
vazio
ServiçoCategoriaPreço
INSCRIÇÃO EM EVENTOSEfectivo
0,00 €
INSCRIÇÃO EM EVENTOSNão Membro
0,00 €
vazio
Esta lista está vazia