02/09/2019
"Enfermeiro nas ERPI - A Diferença no Cuidar" - LadoaLado.Com

No próximo dia 2 de Setembro a partir das 15h30, vai decorrer, no Teatro-Cine, em Pombal, uma nova sessão LadoaLado.Com.

Com o tema: "Enfermeiro nas ERPI - A Diferença no Cuidar", acreditamos que será um momento de formação e discussão aberta entre pares sobre o trabalho desenvolvido pelos enfermeiros nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) - qual o perfil destes profissionais, quais as suas rotinas, os seus desafios, preocupações e formas inovadoras de actuar.

Atendendo que o envelhecimento populacional é uma realidade adquirida em Portugal e em todo o mundo, aumentam os desafios no sentido de termos respostas adequadas ao aumento da procura de cuidados de saúde e com a adaptação dos sistemas de saúde a esta nova realidade, garantindo a sua viabilidade.

É importante conhecer a realidade de funcionamento das ERPI, principalmente no que respeita à dotação e campo de actuação dos Enfermeiros que integram uma vasta equipa multidisplicinar com elevado nível de formação e experiência a operar nestas unidades-

O Enfermeiro será o profissional com responsabilidade e competências para promover a autonomia, vigiar o estado de saúde, reabilitar funcionalmente, prevenir complicações e, fundamentalmente, garantir a qualidade de vida dos mais idosos.

A aposta em cuidados de Enfermagem nas ERPI reveste-se de vital importância, uma vez que deverá ser encarada como um investimento e não como um custo, documentando devidamente os ganhos em saúde provenientes da sua intervenção, quer do ponto de vista assistencial, quer no plano económico.

Palestrantes:
Sílvia Nunes (Enfermeira no Reino Unido)
Rui Tavares (Enfermeiro e Coordenador Técnico de ERPI)
Sérgio Branco (Coordenador Político da OE pela área; Presidente do Conselho Directivo da Secção Regional do Sul da OE)

Moderador:
Sérgio Batata (Vogal do Conselho de Enfermagem Regional)

Esta acção de formação, com a duração de 3 horas, atribui 0,4 Créditos de Desenvolvimento Profissional (CDP) para efeitos de certificação de competências.

A inscrição é totalmente gratuita.

Enfermeiros e Estudantes de Enfermagem
Praça Manuel Henriques Júnio, 3100 - 500 Pombal
Teatro-Cine
No próximo dia 2 de Setembro, a partir das 15h30, vai decorrer em Pombal, uma nova sessão LadoaLado.Com. A inscrição é totalmente gratuita.
Mesa da Assembleia Regional da Secção Regional do Centro
Inscrição em Eventos - Não Membros (Gratuito)Não Membro