A Unidade Funcional da Doença Inflamatória Intestinal integrada no Serviço de Gastrenterologia da ULS de Coimbra, em parceria com a Secção Regional Centro da Ordem dos Enfermeiros, vai dinamizar a I Reunião de Enfermagem da Doença Inflamatória Intestinal, no dia 15 de março, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Polo A.
Na Doença Inflamatória Intestinal (DII) a expansão das opções farmacológicas, mas também a, cada vez mais necessária, articulação médico-cirúrgica, obrigam à necessidade de uma estrutura deste tipo.
Este tipo de estrutura, multidisciplinar, é fundamental para uma prestação direta de cuidados de enfermagem aos cidadãos com relevância para a particularidade do seu tratamento. O modo como se relacionam os cidadãos com a Unidade, que acessibilidade tem a Unidade, a rapidez na satisfação das necessidades de saúde, que qualidade e capacidade de satisfação revelam os cuidados prestados, são questões a ponderar.
Neste sentido, é pressuposto fundamental a agregação de valor potenciando sinergias resultantes do conhecimento que os profissionais e a organização nos podem proporcionar para a criação de valor acrescentado para o utente, através da definição e implementação das melhores práticas clínicas segundo as mais recentes normas de orientação clínica.
Por outro lado, as competências profissionais obrigam-nos cada vez mais a um domínio do conhecimento com alguma complexidade, devido, essencialmente, à sua interdisciplinaridade. Como tal, é nossa preocupação que da nossa atividade corrente e de outros projetos e iniciativas, consigamos sustentar um suporte de apoio ao desempenho que permita operacionalizar mais facilmente as decisões, agilizar os processos de execução e, sobretudo, ajudar cada profissional a desenvolver na totalidade o seu potencial.
Consideramos ser esta a forma de evoluirmos para uma efetiva construção da disciplina da Enfermagem na DII, através da identificação de saberes específicos e de uma evolução para a prática baseada na evidência. Por isso, não podemos ficar alheios ao desenvolvimento e ao percurso da Enfermagem na área da DII e ao quanto tem contribuído para o aumento da produção de conhecimento.
Objetivos:
-
Promover o incremento da investigação.
-
Capacitar os profissionais de enfermagem para que, centrados na essência do cuidar potenciem a melhoria da prática clínica e, de modo consequente, se assuma a sistematização dos cuidados.
-
Agregar valor potenciando sinergias resultantes do conhecimento que os profissionais podem proporcionar para a criação de valor acrescentado para o doente e cuidadores.
-
Sustentar um suporte de apoio ao desempenho que permita operacionalizar as decisões, agilizar os processos de execução e, sobretudo, ajudar cada profissional a desenvolver na totalidade o seu potencial.
-
Identificar saberes específicos alavancando uma evolução para a prática baseada na evidência.
PROGRAMA
Inscrições: Balcão Único
Local: Polo A - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Prazo limite de inscrição: 10 de março
Evento: Gratuito
Duração: 8h (esta atividade irá atribuir Créditos de Desenvolvimento Profissional - CDP)
Organizador: SRCentro e Unidade Funcional da Doença Inflamatória Intestinal integrada no Serviço de Gastrenterologia da ULS de Coimbra
Público Alvo: Enfermeiros, Enfermeiros Especialistas e outros profissionais de saúde
Nota: Necessita assistir, no mínimo, a 50% do total de horas da reunião para obtenção de certificado
Para mais informações, envie email para: gci.srcentro@ordemenfermeiros.pt e/ou srcentro@ordemenfermeiros.pt