
“A escola, constituindo-se como um espaço seguro e saudável, facilita a adoção de comportamentos mais saudáveis, encontrando-se numa posição ideal para promover e manter a saúde da comunidade educativa e da comunidade envolvente” (DGS, 2025).
O Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE), visa contribuir para a criação de ambientes escolares mais saudáveis, seguros e inclusivos, através da promoção da saúde e prevenção da doença junto da população escolar. Este programa reconhece a escola como um espaço privilegiado para a promoção da saúde e prevenção da doença, onde se criam oportunidades para o desenvolvimento de competências essenciais ao bem-estar físico, mental e social das crianças e jovens (DGS, 2020).
No âmbito deste programa, o enfermeiro tem um papel fundamental, integrando equipas multidisciplinares e colaborando com a comunidade educativa (alunos, professores, funcionários das escolas, pais ou encarregados de educação) para criar ambientes escolares mais saudáveis, inclusivos e equitativos. A ação é norteada por princípios de promoção da saúde, prevenção da doença e reforço da literacia em saúde.
A sua intervenção, de acordo com Oliveira (2024) está orientada para a promoção da saúde e capacitação para a adoção de comportamentos saudáveis; avaliação, integração e inclusão de crianças com necessidades especiais e ainda ambientes escolares (ambiente físico).
O lugar do enfermeiro em meio escolar é determinante para o desenvolvimento de uma escola promotora de saúde, reforçando a cidadania, a inclusão e a equidade. A sua proximidade aos alunos permite uma intervenção precoce, uma abordagem centrada na pessoa e uma resposta eficaz às necessidades de saúde emergentes. O enfermeiro assume o papel de educador para a saúde, promovendo a literacia em saúde e potenciando a capacidade dos jovens para tomarem decisões informadas, contribuindo assim para a formação de adultos mais saudáveis e conscientes, atua ainda como elo entre os serviços de saúde e a comunidade escolar, contribuindo significativamente para o desenvolvimento integral das crianças e jovens, fortalecendo a equidade e a coesão social.
Pretendemos com este Webinar capacitar os enfermeiros para uma atuação eficaz, informada e integrada no âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE), promovendo a saúde e o bem-estar da comunidade educativa.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória através do Balcão Único.
Para qualquer questão relacionada com o Webinar "Saúde Escolar: Construindo futuros saudáveis” por favor contacte-nos através do endereço de correio eletrónico eventos.srsul@ordemenfermeiros.pt.
Nota:
Informamos que, para uma correta identificação do participante, aquando do acesso ao Webinar, deverá aceder utilizando o endereço de e-mail que consta no BU.
Informamos ainda que, de acordo com o regulamento de formação profissional da Ordem dos Enfermeiros, o certificado de presença do Webinar só será emitido, caso o/a participante permaneça online, por um período igual ou superior a 50% da carga horária total da atividade.
Link para aceder ao evento: O link do evento* será enviado para o e-mail de inscrição até 1h00 antes do início do evento.
Duração: 2h (0,35 CDP`s)
*O link do evento não é transmissível.
Data Limite de inscrição: 20 de maio às 12h