
O Congresso Internacional de Enfermagem Comunitária, sob o tema “A Enfermagem Comunitária como Estratégia Política do SNS”, realiza-se num momento particularmente oportuno, em que se impõe repensar os modelos de prestação de cuidados numa lógica de proximidade, integração e sustentabilidade.
Face aos desafios demográficos, epidemiológicos e sociais, quer a área da enfermagem comunitária e de saúde pública, quer a área da enfermagem de saúde familiar, afirmam-se como pilar estruturante do Serviço Nacional de Saúde, contribuindo para respostas centradas nas pessoas, famílias e comunidades, com base em conhecimento científico, literacia em saúde e práticas promotoras de equidade.
Este Congresso representa um espaço privilegiado de formação, atualização e reflexão crítica, reunindo especialistas nacionais e internacionais num programa científico robusto que integra conferências, painéis temáticos, comunicações orais e posters.
Serão debatidos temas como a prescrição em Enfermagem, o desenvolvimento profissional, a individualização das especialidades e modelo de Internato de Especialização em Enfermagem, a gestão de caso, a abordagem à doença crónica e a intervenção junto de populações vulneráveis. Contribuirá significativamente para a formação contínua, capacitação e atualização científica dos enfermeiros, promovendo a disseminação de conhecimento e de evidência aplicável à prática clínica. Trata-se de um espaço privilegiado de reflexão, aprendizagem colaborativa e inovação, essencial para enfrentar a complexidade crescente dos cuidados de saúde e para consolidar o papel político, ético e técnico da Enfermagem Comunitária na arquitetura dos sistemas de saúde contemporâneos.
Para submeter trabalhos, sob a forma de comunicação livre ou poster, consulte o regulamento e à ficha de resumo.
O programa será divulgado em breve.