Atividade Formativa e Cultural
vazio
27/06/2024
vazio
Enfermagem às Quintas - Intimidade na pessoa com Doença Renal Crónica
vazio

A definição de intimidade é complexa, uma vez que o seu significado varia de relacionamento para relacionamento, e dentro de um mesmo relacionamento ao longo do tempo. Em alguns relacionamentos, a intimidade está ligada ao sexo, e sentimentos de afeto que podem estar conectados ou serem confundidos com sentimentos sexuais. Em outros relacionamentos, a intimidade tem mais a ver com momentos divididos pelos indivíduos do que com interações sexuais. De qualquer forma, a intimidade relaciona-se com sentimentos de afeto entre parceiros de um relacionamento.

Esta não é uma definição precisa, mas, mesmo sem ser específica, parece que a intimidade e relacionamentos saudáveis andam de mãos dadas. Certamente, a intimidade é um ingrediente básico em qualquer relacionamento com algum significado: é a base da amizade e uma das fundações do amor.

A doença renal crónica (DRC) é um grave e crescente problema de saúde pública e o seu crescimento está associado principalmente ao aumento dos casos de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. A DRC impacta significativamente na diminuição do bem-estar dos doentes, incluindo intensas modificações físicas, queda da autoestima e declínio do interesse sexual, aspetos diretamente ligados à qualidade de vida. 

A qualidade de vida do doente renal crónico é afetada por diversos fatores como o convívio com a doença crónica, esquemas terapêuticos rigorosos, modificações nos hábitos alimentares e de vida, nas atividades sociais e no trabalho, pela necessidade do uso crónico de muitos medicamentos, além da dependência de uma máquina. As mudanças de ordem físicas e emocionais que chegam com a doença e os efeitos do tratamento podem levar o doente a depreciar a sua autoestima e a gerar um declínio no seu interesse sexual, além de contribuir de forma marcante para o sofrimento, discriminação e isolamento social. O aparecimento dos primeiros sinais e sintomas da patologia, juntamente com o início das modificações corporais e as restrições impostas, é o contato inicial com a realidade da manifestação da doença e vêm acompanhados de medo, tristeza e desespero. 

Programa: 

- Analisar o contributo dos diferentes profissinais de saúde na abordagem da intimidade na pessoa com DRC

- Explorar os desafios enfrentados pela pessoa com DRC

- Divulgar e discutir estratégias que contribuam para melhorar os resultados em saúde e o impacto na pessoa com DRC  

Local: Webex

Início: Dia 27 de Junho, às 21h30

Limite de inscrição: Dia 27 de Junho, às 12h00

Preço: Gratuito

Notas: 

- Receberá o link para aceder ao evento no email que consta no Balcão Único na sua área pessoal até 1h antes do início do webinar;

- Necessita assistir, no mínimo, a 50% do total de horas do webinar para obtenção do Certificado de Presença e atribuição dos respetivos CDP’s;

Público Alvo
Estudantes e Profissionais de Saúde
vazio
Esta lista está vazia
vazio
Esta lista está vazia
Secção Regional
Secção Regional do Norte
Morada
Porto
Local
Plataforma digital “Cisco Webex Events”
Informações
<vazio>
vazio
Organizador
Conselho Directivo da Secção Regional do Norte
vazio
ServiçoCategoriaPreço
INSCRIÇÃO EM EVENTOSEfectivo
0,00 €
INSCRIÇÃO EM EVENTOSNão Membro
0,00 €
vazio
Esta lista está vazia