Descrição:
A gestão adequada da dor pós-operatória exige não apenas o uso de medicamentos, mas também uma abordagem holística, integrada, e multidisciplinar, onde a comunicação e o trabalho conjunto entre profissionais de saúde são fundamentais.O tratamenmto eficaz da dor aguda contínua a ser um desafio, apesar dos avanços no conhecimento da fisiopatologia e farmacologia da dor.
A dor pós operatória representa a principal causa de dor aguda e paralelamente exige que o controlo da mesma seja de forma eficaz. Para isso é de vital importância termos equipas multidisciplinares motivadas e experientes nessa área. O alívio da dor deve ser entendido como um direito fundamental do ser humano, tal como preconizado na declaração de Montreal (2010), e os enfermeiros não se podem alhear desta responsabilidade.
A Ordem dos Enfermeiros (OE, 2012), reconhece a dor como um problema de saúde que deve ser tratado com a máxima prioridade, especialmente quando se trata de dor aguda, que é uma condição comum em diversos cenários clínicos, como após intervenções cirúrgicas, traumas ou outras situações de emergência. A OE orienta os enfermeiros a desempenharem um papel fundamental na avaliação, manuseamento e alívio da dor no contexto da prática clínica, em conformidade com os princípios éticos e as melhores práticas profissionais.
O compromisso dos enfermeiros em proporcionar um alívio eficaz da dor é um reflexo do respeito pela dignidade humana e pelo direito fundamental de todo ser humano viver sem sofrimento desnecessário.
Tal como recomendado pela Sociedade Portuguesa de Anestesia, as Instituições hospitalares devem ter uma estrutura organizada que implemente e desenvolva processos de tratamento de dor aguda, sendo esta equipa multidisciplinar e ajustada à dimensão de cada serviço (Recomendações Portuguesas para o tratamento da dor Aguda, 2024).
Programa:
1. Intervenção do enfermeiro na abordagem à dor aguda em contexto perioperatório
2. Equipa multidisciplinar: Perspetiva médica na abordagem à dor aguda
Local: Webex
Início: Dia 10 de Abril, às 21h30
Limite de inscrição: Dia 10 de Abril, às 12h00
Preço: Gratuito
Notas:
- Receberá o link para aceder ao evento no email que consta no Balcão Único na sua área pessoal até 1h antes do início do webinar;
- Necessita assistir, no mínimo, a 50% do total de horas do webinar para obtenção do Certificado de Presença e atribuição dos respetivos CDP’s;